Um homem morreu após ser baleado durante um confronto com policiais militares da Força Tática do 6º Batalhão, na tarde desta sexta-feira (25), no bairro São Marcos II, no município da Serra. De acordo com informações do jornal Serra Noticiário, o tiroteio aconteceu por volta das 15h56, em uma área de mata nos arredores de uma antiga fábrica de plástico desativada. A ocorrência aconteceu após denúncias anônimas sobre tráfico de drogas e presença de criminosos fortemente armados na região.
De acordo com informações da Polícia Militar, o indivíduo ainda estava vivo no momento em que foi encontrado e chegou a ser socorrido pelos próprios militares para a UPA de Serra-sede. No entanto, ele não resistiu aos ferimentos e morreu dentro da unidade de saúde. Até o fechamento desta matéria, a identidade dele não havia sido oficialmente confirmada.
Moradores registraram vídeos após o confronto
Vídeos gravados por moradores da região logo após o tiroteio mostram o momento da movimentação policial, além do socorro prestado ao suspeito ferido. As imagens, compartilhadas com a equipe do perfil Espirito Santo Qap, revelam a tensão na comunidade e a presença da polícia no bairro São Marcos II. Nossa equipe teve acesso ao vídeo que mostra o momento após o ocorrido. Confira o vídeo.
Vídeo Instagram ES na Fita:
Operação começou após denúncias anônimas
A ação teve início após o recebimento de denúncias anônimas por meio do Disque-Denúncia 181. As informações indicavam que indivíduos ligados a uma facção criminosa da capital estariam utilizando uma motocicleta vermelha e portando armas de grosso calibre, incluindo uma submetralhadora artesanal. Um dos suspeitos também estaria sendo monitorado por tornozeleira eletrônica, de acordo com informações do site Serra Noticiário.
Com base nas denúncias, quatro viaturas da Força Tática foram deslocadas para a Rua Cedro, onde os policiais iniciaram patrulhamento a pé, em formação tática. O objetivo era fazer uma incursão em uma área de mata apontada como esconderijo de criminosos.
Suspeitos atiram contra policiais e tiroteio é iniciado
Durante o avanço pela mata, os militares afirmam ter visualizado cinco indivíduos armados. Após ordem de abordagem e identificação verbal da polícia, os suspeitos teriam reagido com disparos de arma de fogo, dando início a uma intensa troca de tiros.
Após o confronto, os policiais localizaram um dos suspeitos caído ao solo, a cerca de 30 metros do ponto inicial do tiroteio. O homem usava uma camisa branca, condizente com a descrição de um dos suspeitos. Próximo a ele foi apreendido um revólver calibre .38, com cinco munições deflagradas e uma falhada. Também foi encontrado R$ 20 em dinheiro no bolso do indivíduo.
O homem, ainda com sinais de vida, relatou sentir dores e apresentava pulso e respiração. Ele foi imediatamente socorrido pelos próprios militares até a Unidade de Pronto Atendimento de Serra-sede, mas morreu durante o atendimento médico.
Equipe K-9 encontra drogas e munições escondidas na mata
Após o fim do confronto, uma varredura foi realizada com apoio da equipe K-9 da Polícia Militar. O cão farejador localizou diversos materiais ilícitos escondidos na vegetação. Entre os itens apreendidos estavam:
- Dois carregadores alongados de metralhadora artesanal
- 31 munições calibre .380
- 11 buchas de maconha (cerca de 39 gramas)
- 24 pinos de cocaína (36 gramas)
- 6 papelotes de cocaína (2 gramas)
- 8 unidades de PAC (3 gramas)
Outros suspeitos fugiram e não foram localizados
Segundo a Polícia Militar, os outros indivíduos envolvidos conseguiram fugir pela mata e, até o momento, não foram localizados. Nenhum policial ou morador ficou ferido na ação, de acordo com os registros hospitalares consultados pelas autoridades.
A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil, que agora investiga o caso. Informações que possam ajudar na identificação dos foragidos podem ser repassadas anonimamente ao Disque-Denúncia 181. O sigilo é garantido.