Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que uma mulher invadiu a Igreja Santa Rita de Cássia, na Praia do Canto, em Vitória, e quebrou objetos litúrgicos e imagens sacras. O caso ocorreu na tarde da última quinta-feira (11), e a Polícia Civil divulgou o vídeo nesta sexta (12) pedindo ajuda para identificá-la.
A ação criminosa surpreendeu funcionários e fiéis que estavam no templo no momento do ataque. Segundo a Polícia Civil, a suspeita entrou na igreja de forma discreta, caminhou até o interior do salão principal e, repentinamente, começou a derrubar e quebrar itens religiosos. Três imagens sacras foram danificadas e a Bíblia foi jogada ao chão.
Momento do vandalismo registrado em vídeo
O vídeo divulgado pela Polícia Civil mostra a mulher caminhando pela igreja e, logo depois, empurrando os objetos que estavam ao seu alcance. Uma imagem de Santa Rita e outra de São José foram quebradas. Já a imagem de Nossa Senhora de Fátima, feita de madeira, foi derrubada, mas não se partiu — embora possa ter sofrido danos na pintura.
Fiéis que estavam rezando deixaram o local abalados com a cena de destruição. De acordo com a Arquidiocese de Vitória, apesar do vandalismo, ninguém foi agredido. Nossa equipe teve acesso ao vídeo que mostra o momento exato do ocorrido. Confira o vídeo.
Vídeo Instagram ES na Fita:
Igreja fechou para perícia
A Arquidiocese confirmou o ocorrido e informou que o arcebispo de Vitória, dom Ângelo Mezzari, acompanha o caso. Um boletim de ocorrência foi registrado, e o templo precisou ser fechado até a realização da perícia, que ocorreu na noite de quinta-feira.
No dia do ataque, não havia missa ou outras atividades programadas, e os padres estavam de folga.
Polícia pede ajuda à população
O 3º Distrito Policial de Vitória busca identificar a suspeita e solicita apoio da população.

Informações podem ser repassadas:
Por mensagem para o 3º DP através do número (27) 3198-7995 ou anonimamente pelo Disque-Denúncia 181.
O Disque-Denúncia também permite o envio de fotos e vídeos, e o anonimato é garantido.
Repercussão
O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputado Marcelo Santos, divulgou nota repudiando o ocorrido.
Em nota, afirmou:
“Repudiamos veementemente os atos ocorridos na Paróquia Santa Rita de Cássia, manifestando total solidariedade à comunidade católica, aos fiéis e à Arquidiocese de Vitória. Símbolos religiosos são patrimônio da fé e merecem absoluto respeito. Esperamos rigor na apuração dos fatos”.
disse.
A comunidade religiosa da Praia do Canto também demonstrou indignação e tristeza com o ataque, que deixou marcas emocionais nos fiéis presentes.
