Uma perseguição com troca de tiros terminou com um suspeito baleado e dois presos na manhã desta última sexta-feira (11), no Trevo de Capuaba, na altura do bairro Ataíde, em Vila Velha. A ação foi conduzida por agentes da Guarda Municipal do município.
Troca de pipocos
Segundo informações da corporação, a perseguição teve início quando equipes motorizadas da Guarda localizaram um carro com quatro ocupantes, todos suspeitos, que utilizavam o veículo em atividades criminosas. Ao tentar realizar a abordagem, um dos suspeitos reagiu e efetuou disparos contra os agentes, dando início ao confronto.
Durante a troca de tiros, os guardas revidaram. Os disparos atingiram a estrutura do carro e feriram Jhonatan Guilherme Freitas dos Santos, de 21 anos, que foi socorrido e encaminhado a um hospital.
Além dele, Gustavo Roberto de Oliveira, conhecido como “Gelado”, e Gabriel Vitória Souza dos Santos foram presos. Um quarto suspeito, identificado como Erik de Almeida Santos, conseguiu fugir e permanece foragido. Com o grupo, foram apreendidas duas armas com carregadores alongados e um seletor de rajadas. Nossa equipe teve acesso ao vídeo que mostra o momento após o ocorrido. Confira o vídeo.
Vídeo Instagram ES na Fita:
Ligação com homicídio de trabalhador da EDP
Gustavo, que estava dirigindo o carro durante a perseguição, é apontado como suspeito de envolvimento no assassinato de Luciano Souza Andrade, de 41 anos, trabalhador terceirizado da EDP, morto na última quinta-feira (10) no bairro Zumbi dos Palmares. A vítima foi atingida por uma bala perdida durante uma troca de tiros entre criminosos. Relembre o caso no link abaixo.
Trabalhador terceirizado da EDP morre após ser atingido por bala perdida em Vila Velha
Clima frenético na região
A morte de Luciano foi a terceira registrada em menos de uma hora na região da Grande Terra Vermelha, palco de disputa entre facções criminosas. Segundo o delegado adjunto da DHPP de Vila Velha, Adriano Fernandes, os homicídios têm ligação com confrontos entre os grupos rivais TCP e PCV.
— A região da Grande Terra Vermelha é dominada por duas facções criminosas: o TCP, atuante nas regiões de 23 de Maio e Ulysses Guimarães, e o restante da região é dominado pelo PCV — explicou o delegado.
Criminosos já tinham passagens pela polícia
Todos os quatro suspeitos envolvidos na ocorrência possuem passagens pela polícia. Gabriel já havia sido detido por tráfico de drogas. Gustavo, além de tráfico, responde por porte ilegal de arma e desacato. Erik, o foragido, também já foi detido por tráfico em junho deste ano. Já Jhonatan, o suspeito baleado, estava solto mediante alvará após ser preso por tráfico de drogas há cerca de seis meses.
De acordo com a comandante da Guarda Municipal de Vila Velha, Landa Marques,
Ainda segundo a Guarda, o veículo utilizado pelos suspeitos estava sendo monitorado por meio do sistema de muralha eletrônica e já havia sido identificado em ações criminosas anteriores.