Um princípio de tumulto entre detentos durante o banho de sol no Centro de Detenção Provisória de Aracruz (CDPA), no Norte do Espírito Santo, mobilizou uma operação na manhã desta segunda-feira (21). A situação, registrada dentro da unidade prisional, levou ao acionamento da Divisão de Operações Táticas (DOT), equipe especializada da Polícia Penal que atua em ações estratégicas no sistema penitenciário capixaba.
De acordo com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), a confusão teve início durante um procedimento de revista feito pelo Grupo de Revista Prisional (GRP). “Na ocasião, devido ao procedimento, houve um princípio de tumulto por parte de alguns internos que estavam no banho de sol e, por medida de segurança, foi solicitado o apoio da Divisão de Operações Táticas (DOT), mas logo a situação foi controlada”, informou a pasta em nota oficial.
Não houve rebelião
Apesar dos boatos que circularam nas redes sociais, indicando uma possível rebelião no local, a Sejus reforçou que não houve motim, apenas um desentendimento entre os detentos, prontamente contido pelos policiais penais. Vídeos divulgados por moradores da região mostram agentes correndo nas proximidades de um campo e até helicópteros sobrevoando a área, o que contribuiu para os rumores. Nossa equipe teve acesso ao vídeo que mostra o momento exato do ocorrido. Confira o vídeo.
Vídeo Instagram ES na Fita:
Tudo tranquilo na unidade
A unidade prisional segue funcionando normalmente após a contenção do tumulto. A Sejus informou que possíveis medidas administrativas poderão ser adotadas, conforme o andamento das apurações internas.