Vitória tem colhido os frutos do investimento em tecnologia voltada para a segurança pública. Em menos de 24 horas, o sistema de reconhecimento facial auxiliou na prisão de três foragidos da Justiça, em diferentes pontos da capital. As ações contaram com apoio do Núcleo de Intervenção Rápida (NIR) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).
Tudo monitorado
Na quinta-feira (02), um homem de 56 anos, procurado por homicídio qualificado, foi detido na Rodoviária de Vitória após ser identificado pelas câmeras da Central Integrada de Monitoramento da Guarda. Segundo o inspetor Rocha, ele tinha mandado de prisão preventiva expedido desde março de 2024. A abordagem foi feita com rapidez e sem resistência por parte do suspeito.
“Foi uma ação precisa e extremamente técnica, que contou com a ajuda da tecnologia, uma aliada em nossa rotina diária”.
destacou o inspetor.
Não passa nada
Já na manhã desta sexta-feira (03), em um intervalo de apenas 40 minutos, mais dois foragidos foram capturados. O primeiro, um homem de 32 anos, procurado por tráfico de drogas, foi abordado na mesma rodoviária enquanto utilizava um caixa eletrônico. Ele tentou se passar por outra pessoa, apresentando nome falso, mas acabou desmascarado pelo reconhecimento facial.
“Durante a abordagem, ele forneceu um nome falso no intuito de não ser localizado o mandado. Porém, como foi pelo reconhecimento facial, ele foi levado para a delegacia onde foi descoberta a real identidade, que era compatível com o mandado de prisão pela condenação por tráfico de drogas”.
pontuou o Inspetor Callegari, da Guarda de Vitória.
Ação rápida
Pouco tempo depois, às 7h05, outro homem, de 31 anos, foi preso dentro de um coletivo na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, em Bento Ferreira. Ele estava foragido desde julho, condenado a 4 anos e 10 meses de prisão por furto pela Vara Única de Venda Nova do Imigrante. Além disso, sua ficha criminal incluía mais cinco passagens por furto, duas por roubo e uma por dano ao patrimônio público.
Guarda de Vitória divulga imagens
Agentes agiram rapidamente e conseguiram deter os suspeitos com o apoio da tecnologia e uso de táticas seguras. A Guarda Municipal de Vitória divulgou vídeos que registram o momento da operação. Assista ao vídeo.
A casa caiu
Todos os detidos foram encaminhados à Delegacia Regional de Vitória e agora estão à disposição da Justiça.
A comandante da Guarda Municipal, Dayse Barbosa, ressaltou o papel estratégico da tecnologia e o trabalho das equipes envolvidas:
“Nada disso é possível se não tivermos todo o efetivo capacitado e apto a realizar o serviço de patrulhamento bem feito e pronto para realizar as funções que a área de segurança exige. É um trabalho árduo, mas que vem sendo feito com determinação pelas equipes”.
afirmou Dayse Barbosa, comandante da Guarda de Vitória.
Monitoramento 24h
Vitória conta hoje com 1.156 câmeras de vigilância espalhadas por toda a cidade, monitoradas 24 horas por equipes especializadas. O sistema de reconhecimento facial é uma das ferramentas que vêm se destacando no combate à criminalidade e na captura de foragidos.