Dois suspeitos morreram, um ficou ferido e outro foi preso durante uma operação da Polícia Militar na noite de quinta-feira (19), no município de Cariacica. A ação teve início no bairro Morada de Bethânia, em Viana, e terminou no bairro Padre Gabriel, em Cariacica, após perseguição e troca de tiros.
Segundo a corporação, o objetivo era localizar suspeitos de envolvimento no ataque que deixou um soldado da PM baleado no bairro Campina Grande, também em Cariacica, na quarta-feira (18).
De acordo com a PM, equipes do Serviço de Inteligência identificaram que quatro indivíduos estariam escondidos em uma propriedade rural em Morada de Bethânia. Ao perceberem a aproximação policial, os suspeitos teriam fugido em um veículo, iniciando perseguição que seguiu até Cariacica.
Durante o acompanhamento, ainda conforme a versão da corporação, houve disparos contra as viaturas, e os policiais revidaram.
O que diz o comando da PM
O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, classificou a ofensiva como a “maior caçada da história da Polícia Militar”.
“O Serviço de Inteligência do 7º Batalhão identificou esses quatro indivíduos e outros dois comparsas em Morada de Bethânia. O local foi cercado. Eles entraram em um veículo e tentaram fugir. Houve intensa troca de tiros. Dois morreram, um foi baleado e socorrido para um hospital, e o outro acabou preso”.
afirmou o comandante em rede social.
A PM informou que, ao chegarem ao bairro Padre Gabriel, os suspeitos desceram do carro e houve novo confronto.
Suspeitos identificados e material apreendido
Os mortos foram identificados como Keven Queiroz da Silva, conhecido como “Japão”, de 27 anos, e Riquelme Araújo, apelidado de “Bracinho”, de 17 anos. O ferido é Luiz Felipe Galvão, o “Felipinho”, socorrido e encaminhado ao Hospital São Lucas, em Vitória. Já o motorista do veículo, Cirineu Schmidt Filho, foi preso.
Com o grupo, a polícia apreendeu três pistolas e carregadores com munições.
Segundo a Polícia Civil, Cirineu e Luiz Felipe foram autuados por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, tentativa de homicídio qualificado contra agente de segurança pública no exercício da função e resistência. Eles foram encaminhados à Delegacia Regional de Cariacica.
A perícia foi realizada pela Polícia Científica do Espírito Santo, e os corpos encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML), em Vitória.
Imagens registradas
Durante a troca de tiros, diversos vídeos foram compartilhados nas redes sociais, mostrando a gravidade da situação e a intensidade do confronto na região. As imagens viralizaram rapidamente e geraram grande repercussão. Nossa equipe teve acesso ao vídeo que mostra o momento exato do ocorrido. Confira o vídeo.
Vídeo Instagram ES na Fita:
Ataque ao soldado da PM
O policial militar foi baleado na coxa direita durante uma tentativa de abordagem no bairro Campina Grande. Segundo a PM, dois homens em uma motocicleta se aproximaram de uma equipe que realizava ponto-base na região.
Ao tentarem realizar a abordagem, os suspeitos teriam manobrado o veículo, e o passageiro efetuado disparos contra os policiais. Houve revide, e a dupla abandonou a motocicleta e fugiu a pé.
O estado de saúde do soldado não foi detalhado oficialmente até a última atualização.
Vídeo: policial militar é baleado durante tentativa de abordagem e troca de tiros em Cariacica
Suspeita de ligação com facção criminosa
De acordo com a PM, os quatro indivíduos são apontados como integrantes do Primeiro Comando de Vitória (PCV) e estariam envolvidos em ataques recentes registrados nos bairros Santo André e São Francisco, em Cariacica.
Conforme a polícia, desde o último domingo, duas pessoas morreram e outras seis ficaram feridas em ocorrências atribuídas à disputa entre facções rivais na região.
