Após 12 anos sem novos concursos, a Guarda Civil Municipal de Vitória iniciou, na última terça-feira (05), o Curso de Formação de Guardas (CFG), última etapa do concurso público que selecionou 112 futuros agentes para reforçar a segurança da capital capixaba. A cerimônia de abertura, realizada no auditório da Prefeitura de Vitória, contou com a presença de autoridades, familiares dos alunos e uma aula inaugural ministrada pelo promotor Leonardo César, do Ministério Público do Espírito Santo.
Com início das aulas teóricas marcado para a próxima segunda-feira (11), o curso terá duração de quatro meses e será realizado na Academia de Segurança Urbana da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu). A formação conta com carga horária superior a 800 horas e inclui conteúdos como direitos humanos, legislação, defesa pessoal, primeiros socorros, policiamento comunitário, ética, técnicas operacionais e uso progressivo da força.
Além de ser a etapa final e eliminatória do concurso, esta será a primeira turma a receber formação integral dentro da própria academia da Guarda, marco que representa um avanço na estrutura e autonomia da corporação. “A Guarda de Vitória chegou a um patamar em que já possui seus próprios instrutores e que qualifica rotineiramente seu efetivo. Agora, vamos moldar os futuros guardas para manter a qualidade do serviço prestado pela nossa instituição”, afirmou Annelise Alves, gerente da Gerência de Formação e Apoio Psicossocial (GFAP).
Compromisso com a valorização da segurança
Durante o evento, o prefeito Lorenzo Pazolini destacou a importância do investimento em segurança pública e valorização profissional. “Depois de 12 anos, um novo concurso para somar aos investimentos e à infraestrutura que entregamos para a área da segurança de Vitória. Agora, estamos investindo em pessoas, em profissionais que vão reforçar o cuidado com a nossa cidade. Desejo a cada um de vocês uma formação sólida, com foco na ética, no respeito e na proteção de vidas”, declarou.
O secretário de Segurança Urbana, Amarílio Boni, reforçou a responsabilidade da carreira. “Vocês estão iniciando uma jornada de responsabilidade e transformação. Ser Guarda de Vitória exige preparo técnico, equilíbrio emocional e paixão pelo serviço público”, afirmou.
A comandante da Guarda Civil Municipal de Vitória, Dayse Barbosa, também parabenizou os novos alunos e enfatizou os avanços da instituição. “Vocês chegam em um momento de avanço, com investimentos em tecnologia, equipamentos e valorização profissional. Sejam firmes, comprometidos e conscientes do papel que vão assumir diante da sociedade”, disse.


Histórias de superação e emoção marcam a aula inaugural
A emoção tomou conta de familiares presentes na cerimônia. Entre eles, dona Paulina Sacht Damascena, de 74 anos, que foi acompanhar a neta Nawhanda Jesus Damascena. “Foram horas e dias dentro do quarto estudando, nem sair pra comer essa menina saía. Eu que ia lá e levava comida. Tô muito feliz por minha neta”, afirmou.
Na plateia, Ronaldo Lima também se emocionou ao falar do irmão, Daniel Gonçalves Lima. “A nossa trajetória de vida foi muito difícil. Viemos da Bahia para o Espírito Santo em busca de melhores oportunidades e agora meu coração explode de felicidade em ver meu irmão realizando sonhos”, relatou.

Resultados positivos na segurança de Vitória
A chegada dos novos agentes vem para consolidar os resultados expressivos já alcançados pela Guarda Civil Municipal de Vitória. Segundo dados da gestão municipal, houve redução de 46% nos homicídios, 41% nas mortes no trânsito e 24% nos roubos a comércio em relação ao ano passado. Com os novos profissionais, a expectativa é de ainda mais eficiência no policiamento preventivo e comunitário.
Ao fim do curso, os alunos aprovados serão nomeados e passarão a integrar oficialmente o efetivo da Guarda Civil Municipal de Vitória.