A Prefeitura de Vitória lançou, nesta última quarta-feira (21), um novo canal de atendimento pelo WhatsApp para facilitar o acesso da população aos serviços de saúde da capital. A ferramenta permitirá que os moradores interajam com a VitórIA, uma assistente virtual baseada em Inteligência Artificial integrada à Rede Bem-Estar, sistema municipal de Gestão em Saúde. O atendimento está disponível pelo número (27) 98107-0240.
Inicialmente, o canal possibilita solicitar avaliação dos serviços de saúde, além de confirmar ou desmarcar consultas. A ampliação para outros serviços ocorrerá de forma gradual. Segundo a prefeitura, o objetivo é tornar a comunicação mais ágil, acessível e eficiente, usando um aplicativo amplamente difundido entre os brasileiros.
O assessor sênior em Tecnologia da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Higino Mendes, destacou que o sistema foi desenvolvido por servidores do próprio município e representa um avanço importante na modernização do atendimento.
“O lançamento dessas duas ferramentas — o canal de comunicação via WhatsApp e a agente de Inteligência Artificial VitórIA — ambas integradas ao sistema da Rede Bem-Estar, representa um marco para a Secretaria. Isso permitirá avançar no acesso da população aos serviços de saúde, com respostas mais ágeis e precisas”.
afirmou.
Além de substituir o atual serviço de envio de SMS, a assistente virtual poderá tirar dúvidas sobre exames, medicamentos e demais atendimentos oferecidos pela rede municipal.
Segurança reforçada
A VitórIA possui o selo de verificação do WhatsApp — o símbolo verde ao lado do nome — que confirma o uso do WhatsApp Business API e garante que a conta foi analisada e aprovada pela Meta como um canal oficial.
A Semus reforça que a assistente não solicita senhas, documentos pessoais ou CPF, garantindo mais segurança e confiabilidade na comunicação com os usuários.
Pacientes poderão confirmar consultas diretamente pelo WhatsApp
Com a novidade, os pacientes poderão confirmar e desmarcar consultas de maneira rápida, substituindo o antigo sistema de mensagens por SMS. A proposta é ampliar gradualmente o leque de serviços disponíveis no canal, oferecendo mais praticidade ao cidadão e otimizando o fluxo da rede municipal de saúde.
