Um homem apontado como líder de uma facção criminosa foi baleado e preso após trocar tiros com a Polícia Militar na noite desta última sexta-feira (02), no bairro Flexal II, em Cariacica. O suspeito foi identificado como Jonas Cesário, de 30 anos, conhecido pelos apelidos de “Tonzinho” e “Fazendeiro”.
De acordo com a Polícia Militar, Jonas é considerado uma das principais lideranças do Terceiro Comando Puro (TCP) na região do Campo do Apolo. Ele também seria o braço direito de Adair Fernandes da Silva, o “Dadá”, apontado como chefe do tráfico de drogas nas regiões de Flexal e Santana e que atualmente está preso.
Segundo o comandante-geral da PM do Espírito Santo, coronel Douglas Caus, informações do Serviço de Inteligência indicavam que o suspeito estaria escondido em uma residência próxima a uma distribuidora de bebidas, na Rua Nossa Senhora da Penha. Diante das informações, equipes da Força Tática do 7º Batalhão montaram um cerco no local.
Tentativa de fuga e troca de pipocos
Ao perceber a presença policial, Jonas tentou fugir pulando para o quintal de um imóvel vizinho, mas acabou cercado. Durante a tentativa de abordagem, ele atirou contra os militares, que reagiram. No confronto, o suspeito foi atingido por dois disparos.
A casa caiu
Mesmo ferido, Jonas foi socorrido e encaminhado ao Hospital São Lucas, em Vitória, onde permanece internado sob escolta policial. Com ele, os policiais apreenderam uma pistola calibre 9 milímetros, equipada com seletor de rajadas, arma de uso restrito.

Autuado em flagrante
A Polícia Civil informou que o suspeito foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio qualificado contra agente de segurança pública no exercício da função e também pelo porte de arma de fogo de uso restrito. Ele será encaminhado ao sistema prisional assim que receber alta médica.
Caso segue sob investigação
O caso segue sob investigação para identificar outros envolvidos e possíveis ramificações da atuação da facção criminosa na região.
