Um avião de pequeno porte caiu na manhã desta segunda-feira (19) no bairro Jardim Bela Vista, em Guarapari, e atingiu o galpão de uma oficina na região. Apesar do impacto, o piloto conseguiu sair da aeronave e sofreu apenas um ferimento leve na mão. A queda mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e chamou a atenção de moradores, que registraram imagens logo após o acidente.
Equipes foram acionadas
Segundo o Corpo de Bombeiros, o acionamento ocorreu por volta das 7h30, após a informação de uma possível queda de aeronave com vítima presa às ferragens. Ao chegarem ao local, os militares constataram que o piloto já havia deixado o avião por conta própria.
O homem relatou aos bombeiros que precisou realizar um pouso forçado, mas não entrou em detalhes sobre o que teria motivado a manobra. Ele recebeu atendimento ainda no local, onde foi feito um curativo na mão, e recusou encaminhamento para uma unidade de saúde. Não houve registro de outras vítimas.
A ocorrência foi encerrada após a avaliação inicial e isolamento da área.
Avião caiu 20 minutos após decolar
O Aeroporto de Guarapari informou que a aeronave havia decolado por volta das 7h, com destino a São Mateus, no Norte do Espírito Santo. Cerca de 20 minutos depois, o avião caiu no bairro Jardim Boa Vista, atingindo o galpão de uma oficina.
O terminal confirmou que a decolagem transcorreu normalmente e que as causas do acidente ainda são desconhecidas.
Imagens registradas após o ocorrido
Vídeos feitos por moradores mostram o avião caído e parte da estrutura do galpão atingida. As imagens repercutiram nas redes sociais e mostram também a movimentação de curiosos na região. Nossa equipe teve acesso ao vídeo que mostra o momento exato do ocorrido. Confira o vídeo.
Vídeo Instagram ES na Fita:
O que diz a FAB
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência.
Nesta etapa, serão coletados dados, feitos registros fotográficos, preservados elementos essenciais da investigação e verificados os danos causados à aeronave. O objetivo é identificar possíveis fatores contribuintes para o acidente.
A FAB destacou que o trabalho será concluído “no menor prazo possível”, levando em conta a complexidade da ocorrência. Ao final, o Relatório Final SIPAER será publicado no site oficial do Cenipa e ficará disponível para consulta pública.
