A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) recuperou uma bicicleta elétrica roubada no município da Serra, e identificou os envolvidos no crime ocorrido na Rua Coronel Manoel Nunes, no bairro Laranjeiras Velha. A ação fez parte da Operação Ciclomotor, deflagrada nesta última quarta-feira (04).
O roubo aconteceu por volta das 7h20, quando a vítima, uma mulher que seguia para o trabalho, foi abordada por dois homens que estavam em um carro. A bicicleta foi devolvida à proprietária após o avanço das investigações.
Abordagem ocorreu durante trajeto para o trabalho
De acordo com a Polícia Civil, a vítima trafegava pela via quando teve a passagem fechada por um veículo Hyundai HB20, de cor cinza. Em seguida, o passageiro desembarcou do automóvel simulando estar armado, anunciou o assalto e exigiu a entrega da bicicleta elétrica.
Temendo pela própria integridade física, a mulher entregou o bem sem reagir. Toda a ação foi registrada por câmeras de videomonitoramento instaladas na região. Nossa equipe teve acesso ao vídeo que mostra o momento exato do ocorrido. Confira o vídeo.
Vídeo Instagram ES na Fita:
Câmeras ajudaram a identificar o veículo
As imagens captadas pelas câmeras de segurança foram fundamentais para o avanço das investigações. A partir dos registros, os policiais conseguiram identificar a placa do carro utilizado no crime e constataram que se tratava de um veículo alugado.
Com essa informação, equipes da Polícia Civil se dirigiram até a locadora responsável, onde foi possível identificar o homem que havia realizado a locação do automóvel.
Locador não participou do crime, aponta polícia
Segundo a Polícia Civil, o responsável pela locação do veículo não participou diretamente do roubo. Ele compareceu espontaneamente à delegacia, prestou depoimento e apresentou documentos que comprovaram que estava trabalhando no horário do crime.
Durante o depoimento, o homem informou que havia emprestado o carro a um conhecido e auxiliou os investigadores no contato com a pessoa que estava em posse da bicicleta elétrica.
Bicicleta teve aparência alterada para dificultar identificação
A partir das informações repassadas, a bicicleta foi devolvida voluntariamente e entregue na unidade policial. Durante a verificação do bem, os investigadores constataram que os criminosos tentaram dificultar sua identificação ao alterar a aparência do veículo.
O assento, que originalmente era da cor caramelo, foi pintado de preto.

Suspeitos não foram localizados
Diligências chegaram a ser realizadas no bairro Jardim Tropical, local indicado durante a investigação, mas os suspeitos não foram encontrados até o momento.
De acordo com o delegado Josafá da Silva, titular do 12º e do 13º Distritos Policiais da Serra, as investigações continuam para identificar e localizar os autores do crime, além de apurar possíveis envolvimentos em outros roubos de bicicletas elétricas na região.
Polícia orienta sobre compra de bicicletas elétricas
O delegado também fez um alerta à população sobre a aquisição desse tipo de veículo.
“É importante não comprar bicicletas elétricas sem procedência comprovada, especialmente sem nota fiscal. Quem for encontrado com produto de furto ou roubo pode responder pelo crime de receptação e perder o bem”.
destacou.
Colaboração da população
A Polícia Civil reforça que informações que possam contribuir com as investigações podem ser repassadas, de forma anônima, por meio do Disque-Denúncia 181. O sigilo é garantido.
