A Prefeitura de Vitória está construindo um grande reservatório de contenção de águas pluviais no bairro Santa Tereza, com capacidade para armazenar 5 milhões de litros de água, equivalente a duas piscinas olímpicas. O objetivo da obra é minimizar o risco de alagamentos em seis bairros da capital capixaba: Mário Cypreste, Santo Antônio, Inhanguetá, Estrelinha, Grande Vitória e Universitário.
O reservatório faz parte do sistema de macrodrenagem da Grande Santo Antônio e visa trazer mais segurança e qualidade de vida para a população da região. A Prefeitura destacou, em comunicado, que a intervenção é essencial para reduzir os impactos das chuvas e aumentar a tranquilidade dos moradores.
Fiscalização das obras
Na manhã desta última terça-feira (25), uma equipe técnica da Prefeitura visitou o local da obra para acompanhar o andamento dos trabalhos. O prefeito Lorenzo Pazolini esteve presente na vistoria e enfatizou que o projeto não só resolverá problemas de drenagem, mas também contribuirá para o bem-estar das comunidades vizinhas.

Prazo de conclusão
Com 40% da obra já concluída, a expectativa é que o reservatório esteja pronto até outubro de 2025. A construção está sendo realizada na área onde anteriormente funcionava a Estação de Tratamento de Esgoto da Cesan, localizada no bairro Santa Tereza.

A obra inclui a implantação de galerias nas ruas Ariosto da Silva Santos e Agostinho de Oliveira, que serão interligadas à galeria existente na rua Ernesto Bassini. Além disso, o novo sistema vai atender uma área de 735 mil metros quadrados, equivalente a 68 campos de futebol padrão FIFA.
Tecnologia e funcionalidade do reservatório
O projeto de drenagem adotado é do tipo “off-line”, o que significa que o reservatório será instalado de forma paralela a um canal de drenagem já existente. Este sistema entra em funcionamento quando a quantidade de chuva excede a capacidade de drenagem do canal, o que ajuda a evitar os alagamentos.
Com a conclusão da obra, a cidade de Vitória terá um importante avanço na gestão das águas pluviais, promovendo mais segurança e qualidade de vida para os moradores da Grande Vitória.