Um adolescente de 17 anos foi apreendido no início da noite desta última segunda-feira (30) pela Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), após ser flagrado conduzindo uma motocicleta com restrição de furto. A apreensão aconteceu no Centro da capital, depois de uma tentativa de fuga que terminou com o jovem ferido e o veículo danificado. O menor havia deixado uma unidade socioeducativa há apenas dez dias.
A abordagem foi possível graças à atuação do Centro Integrado de Operações Municipais (Ciom), que identificou uma motocicleta vermelha com restrição de furto entrando em Vitória. As equipes de patrulhamento foram acionadas e localizaram o veículo circulando pela Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, no bairro Forte São João.
- Mãos de Fada: Massagens em Linhares e região! Tântrica relaxante, nuru miofascial, reflexologia, pedras quentes e muito mais. Viva o relaxamento que você merece. Clique aqui!
De acordo com o guarda Lins, do Grupo de Apoio Operacional (Gaop), o adolescente desobedeceu à ordem de parada, acelerou e tentou escapar. “O condutor fugiu em alta velocidade e acabou perdendo o controle na curva próxima à Polícia Rodoviária Federal, chegando ao Centro da cidade, vindo a cair”, relatou o agente.
O jovem sofreu várias escoriações pelo corpo e foi levado ao Hospital São Lucas para avaliação médica. A motocicleta, danificada na queda, foi recolhida e encaminhada ao pátio do Detran, em Cariacica.
O caso foi registrado na Delegacia Especializada em Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (DEA). Apesar de já ter cumprido medida socioeducativa, não havia mandado de internação em aberto contra o adolescente no momento da abordagem.
Ações da Guarda ajudam a reduzir crimes
A atuação da Guarda de Vitória no combate a furtos e roubos de veículos tem mostrado resultados positivos. Segundo a gerente de Proteção Comunitária da corporação, Jacimara Camponez, houve uma redução de 37% nos registros de furtos e roubos de veículos na capital durante o primeiro semestre de 2025.
“Sabemos que quanto mais veículos recuperados, mais vamos inibir esse tipo de conduta criminosa. A Guarda de Vitória mantém patrulhamento com base no mapeamento dos crimes em toda a cidade. Por isso, reforçamos a importância do registro por parte das vítimas”, destacou Jacimara Camponez.