Uma baleia-jubarte foi encontrada morta na manhã desta sexta-feira (01) na Praia de Bicanga, no município da Serra. O corpo do animal chamou atenção de moradores e banhistas que passavam pelo local logo nas primeiras horas do dia. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram a baleia próxima à água, já sem vida.
De acordo com o Instituto Orca, que acompanha casos de encalhes e atua na proteção da fauna marinha, o animal era um macho adulto com 14,15 metros de comprimento. Ainda não se sabe o que causou a morte da jubarte.
Moradores impressionados
Logo no início da manhã, diversos moradores registraram vídeos e fotos do animal encalhado. Muitas pessoas relataram nunca terem visto uma baleia de perto e, ao mesmo tempo em que estavam impressionadas com o tamanho do animal, também se mostravam espantadas com a cena. Nossa equipe teve acesso ao vídeo que mostra o momento exato do ocorrido. Confira o vídeo.
Vídeo Instagram ES na Fita:
Ações de manejo
Por volta das 8h, equipes do Instituto Orca se deslocaram até a praia para realizar a análise do corpo e providenciar os procedimentos de remoção. A Prefeitura da Serra informou que as secretarias de Serviços e de Fiscalização de Meio Ambiente estiveram no local para dar apoio na operação.
Em nota, a administração municipal orientou que banhistas e moradores não se aproximem da baleia. “A prefeitura, em parceria com o Instituto Orca, que dá apoio na operação, orienta aos moradores e banhistas que não se aproximem do local e evitem contato com o corpo do animal”, alertou.
Cuidados e orientações
Especialistas ressaltam que animais marinhos mortos podem representar riscos sanitários e, por isso, o isolamento da área deve ser respeitado. Em casos semelhantes, a recomendação é avisar imediatamente os órgãos ambientais e evitar qualquer tipo de aproximação.
A remoção do corpo da baleia deve ser feita de forma segura e técnica, com apoio de equipamentos adequados e profissionais especializados.