Um homem de 32 anos, condenado por envolvimento em assaltos a agências dos Correios no Espírito Santo, foi preso na tarde desta sexta-feira (22) pela Guarda Civil Municipal de Vitória. A prisão aconteceu na Avenida Vitória, próximo ao bairro Consolação, após monitoramento realizado pela Gerência de Inteligência e Central de Monitoramento da corporação.
A casa caiu
De acordo com a Guarda, o homem fazia parte de uma quadrilha investigada pela Polícia Federal e havia sido condenado a sete anos de prisão pelo roubo a uma agência dos Correios no município da Serra, em 2019. Apesar da condenação pela Vara Federal Criminal de Vitória, ele estava foragido há cerca de um ano, com mandado de prisão em aberto. Nossa equipe teve acesso ao vídeo que mostra o momento exato do ocorrido. Confira o vídeo.
Vídeo Instagram ES na Fita:
Prisão do indivíduo
O inspetor Callegari, do Grupamento de Apoio Operacional (Gaop), detalhou que a prisão foi possível após a identificação do veículo em que o suspeito circulava. “Com o apoio da Gerência de Inteligência e da Central de Monitoramento, ele foi descoberto circulando de carro pelas ruas da cidade. Nossas equipes foram orientadas a realizarem a abordagem já na Avenida Vitória”, explicou.
Sujeito bicho doido
Durante a revista no veículo, os agentes encontraram um revólver calibre 38 municiado, posicionado de forma acessível ao motorista, próximo ao freio de mão. “A arma sequer estava escondida, mesmo ele tendo um mandado aberto. Isso nos leva a acreditar que ele tinha convicção de que não seria abordado ou descoberto”, pontuou o inspetor.

Envolvimento em outros crimes
Além do assalto na Serra, pelo qual foi condenado, o suspeito também foi preso em flagrante no dia seguinte a esse crime, por envolvimento em outro roubo a agência dos Correios no município de Aracruz. Ambos os crimes foram alvos de investigações da Polícia Federal.
Após a prisão, o homem foi encaminhado para a Delegacia Regional de Vitória, onde foi apresentado à autoridade competente.
Segurança reforçada
O secretário de Segurança Urbana de Vitória, Amarílio Boni, destacou o papel da Guarda Municipal na localização de foragidos da Justiça. “A Guarda de Vitória realiza muitas prisões que contam com precisão, pois contam com levantamentos da Gerência de Inteligência, dos recursos tecnológicos da Central de Monitoramento e de equipes de patrulhamento bem capacitadas. O resultado foi a prisão de criminosos e mais segurança para a população”, afirmou.