Durante a noite deste último sábado (23), um homem se feriu após dar um soco e quebrar uma porta de vidro do Pronto Atendimento (PA) do Trevo de Alto Lage, no município de Cariacica. Segundo a direção da Organização Social (OS) responsável pela gestão da unidade, ele chegou ao local visivelmente alterado e exigia atendimento imediato para um familiar.
De acordo com a OS, o homem foi orientado pela equipe do PA a realizar o cadastro do paciente na recepção, como prevê o protocolo da unidade. No entanto, ele ignorou a orientação e tentou acessar a área restrita das ambulâncias, sendo impedido pelos profissionais.
Após nova tentativa de diálogo, ele reagiu com violência e desferiu um soco contra uma porta de vidro, que se quebrou com o impacto. O homem sofreu um corte no braço e recebeu os primeiros socorros na própria unidade antes de ser transferido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para outro hospital.
Ainda segundo a direção do PA, o familiar do homem recebeu o atendimento necessário, foi avaliado pela equipe médica e liberado na mesma noite. “O paciente não apresentava quadro de urgência ou gravidade que justificasse atendimento imediato”, informou a OS por meio de nota.
Apesar do incidente, a unidade seguiu funcionando normalmente. Não há informações sobre a identidade do homem nem se ele será responsabilizado pelos danos causados à estrutura do PA.