Um homem de 44 anos foi detido pela Guarda Civil Municipal de Vitória no início da madrugada desta terça-feira (09), após escalar um poste e furtar fios do sistema semafórico na Avenida Nossa Senhora da Penha, no bairro Santa Luíza, em Vitória. O suspeito estava com uma faca e já possui diversas passagens pela polícia por crimes como furto, roubo e lesão corporal.
Malandro é pego em flagrante
A ação teve início quando a Central de Monitoramento da Guarda flagrou o homem arrancando fios da estrutura. As imagens em tempo real permitiram que os operadores repassassem rapidamente as características do suspeito para as equipes de patrulhamento, que conseguiram localizá-lo e abordá-lo em flagrante. Imagens da ação foram divulgadas pela corporação. Nossa equipe teve acesso ao vídeo que mostra o momento exato do ocorrido. Confira o vídeo.
Vídeo Instagram ES na Fita:
Ação rápida
“Os operadores repassaram as características dos suspeitos para nossas equipes em patrulhamento e, em poucos minutos, realizamos a abordagem em flagrante. Com ele, foi encontrada uma faca pequena”.
relatou o inspetor Gonçalves, da Guarda Civil Municipal de Vitória.

A casa caiu
Após ser detido, o homem foi conduzido para a Delegacia Regional de Vitória, onde foi apresentado ao delegado de plantão.

Queda nos furtos de fios
Segundo a Guarda Civil Municipal, o município de Vitória tem registrado avanços significativos no combate a esse tipo de crime. Entre janeiro e agosto de 2025, houve uma redução de 46% nos furtos de fios, em comparação com o mesmo período de 2024. O número de ocorrências caiu de 482 para 260.
Esse resultado é atribuído ao patrulhamento preventivo, ao uso de tecnologia por meio das 1.156 câmeras de videomonitoramento espalhadas pela cidade e ao trabalho da Gerência de Inteligência, que apoia a atuação em campo com dados estratégicos.
Em 2024, 42 pessoas foram conduzidas à delegacia por furto de fios. Em 2025, até o momento, foram 26 detidos.
Ações integradas e combate à receptação
Além das abordagens em flagrante, a Guarda atua em operações conjuntas com secretarias municipais e a Polícia Civil para fiscalizar ferros-velhos e demais estabelecimentos que comercializam materiais recicláveis. A meta é coibir a receptação e identificar pontos de revenda de material furtado. As operações já resultaram no fechamento de locais irregulares.
“O furto de fios causa prejuízos à população, impacta serviços essenciais e compromete a qualidade de vida da cidade. Por isso, combater esse delito é prioridade: preserva o patrimônio público, evita transtornos e fortalece a sensação de segurança”.
destacou o secretário municipal de Segurança Urbana, Amarílio Boni.
Medidas preventivas em infraestrutura
Outra estratégia de combate ao furto de fios vem sendo adotada pela Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), que substituiu os tradicionais cabos de cobre — com alto valor de revenda — por cabos de alumínio, menos visados e mais resistentes. A secretaria também tem priorizado a instalação subterrânea dos fios, como forma de proteger o patrimônio público e evitar prejuízos.
Denúncias
A Guarda Civil reforça o pedido à população para que, ao presenciar qualquer situação suspeita, acione imediatamente o Ciodes 190. A denúncia rápida permite que uma viatura seja deslocada para o local com agilidade.