A rápida atuação da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) resultou na prisão de um homem de 35 anos e na recuperação de uma bicicleta furtada na tarde desta segunda-feira (22), no bairro Jardim Camburi, na capital. O suspeito, que já possuía quatro passagens pela polícia — três por furto e uma por roubo — foi detido enquanto tentava fugir em direção ao município da Serra.
Segundo a GCMV, o crime aconteceu em frente a um restaurante da região. A vítima procurou ajuda de uma equipe da Guarda que fazia patrulhamento próximo à Praça da Bocha. Ela relatou que teve a bicicleta levada por um indivíduo que cortou o cadeado e fugiu logo em seguida.
“Imediatamente repassamos as características do suspeito e da bicicleta para as demais guarnições e iniciamos as buscas”.
contou o inspetor Wellington, que acompanhou a ocorrência.
Suspeito foi localizado já em território da Serra
Após buscas, o suspeito e a bicicleta foram localizados na Avenida José Celso Cláudio, ainda em Jardim Camburi. Os agentes perceberam que ele seguia em direção à Serra, entrando pela Avenida José Rato, no Bairro de Fátima.
“Fizemos o acompanhamento e aguardamos o momento mais seguro para realizar a abordagem. Ele confessou o crime e portava um alicate, que provavelmente foi utilizado para cortar o cadeado da bicicleta”.
completou o inspetor.
Imagens registraram o crime
Câmeras de videomonitoramento flagraram o momento do furto e nossa reportagem obteve acesso ao vídeo do instante em que o homem foi detido e conduzido à delegacia. Os vídeos foram divulgados pela Guarda Civil Municipal e reforçam a importância do sistema de monitoramento eletrônico na prevenção e resolução de crimes na capital. Nossa equipe teve acesso ao vídeo que mostra o momento exato do ocorrido. Confira o vídeo.
Vídeo Instagram ES na Fita:
Criminoso reincidente foi autuado em flagrante
O mecânico foi encaminhado à Delegacia Regional da Serra e autuado em flagrante. Ele já tinha passagens pela polícia nos anos de 2018, 2020 e 2023 por furto, além de uma por roubo também em 2018. A bicicleta e os materiais apreendidos foram entregues à Polícia Civil.
Redução nos índices e reforço na segurança
A Guarda Municipal de Vitória destacou que o trabalho de patrulhamento constante, aliado às tecnologias de vigilância, tem contribuído para a queda nos índices de crimes contra o patrimônio. Entre os anos de 2024 e 2025, houve uma redução de 41% nos casos de roubos de bicicletas na capital.
Atualmente, Vitória conta com 1.148 câmeras de videomonitoramento integradas ao patrulhamento virtual, além das ações presenciais dos agentes nas ruas.
A corporação reforça a importância da participação da população e orienta que qualquer atitude suspeita seja comunicada imediatamente pelo número 190 do Ciodes.