Nesta sexta-feira (21), um vídeo inusitado chamou a atenção dos internautas e rapidamente se espalhou nas redes sociais. O registro foi feito em Ibiraçu, cidade localizada na região Norte do Espírito Santo, e mostra um homem, com uma prótese na perna, vestindo-se com pneus enquanto viajava como carona na garupa de uma motocicleta. No vídeo, o homem aparece com os pés e as pernas visíveis, mas sua cabeça está encoberta pelos pneus. Além disso, não é possível confirmar se o piloto da moto estava utilizando capacete.
Imagens rapidamente viralizam
As imagens, compartilhadas em grupos de WhatsApp e redes sociais, geraram diversos comentários entre os internautas. O vídeo, que mostra o momento em que a motocicleta passa por um quebra-molas, revela o desequilíbrio do “homem-pneu”, que quase perde o equilíbrio ao ser balançado pelo impacto. A filmagem é acompanhada por risadas e comentários de quem assistia à cena, como o comentário de um dos condutores que disse: “Em Ibiraçu não tem jeito, não. Tem um cara dentro do pneu. Não tem condição”. Outra mulher que acompanhava a situação também não escondeu o riso diante da cena inusitada. Nossa equipe teve acesso ao vídeo que mostra o momento exato do ocorrido. Confira o vídeo.
Vídeo Instagram ES na Fita:
O que diz a legislação sobre essa prática?
Embora o vídeo tenha gerado diversão entre alguns espectadores, a conduta registrada configura uma infração grave de trânsito, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O artigo 231 do CTB classifica como infração o ato de transportar carga excedente em veículos destinados ao transporte de passageiros. Nesse caso, o homem estava usando pneus de forma imprópria, o que viola as normas de segurança e o transporte correto de passageiros e cargas.
Ainda de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, transitar com o veículo e/ou carga que ultrapasse os limites estabelecidos pela legislação é considerado crime. A infração é de natureza grave, sujeitando o infrator a multa e à retenção do veículo.
Além disso, a resolução 943/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamenta o transporte de cargas em motocicletas, determinando que motos com carga extra devem utilizar baús, caixas laterais, alforjes, entre outros equipamentos, para garantir a segurança. O transporte de cargas abertas, como os pneus, não pode ultrapassar 40 centímetros de altura a partir do assento do veículo, além de não prejudicar a visibilidade do piloto, o que também não foi observado no vídeo.
E agora? O que aconteceu com eles?
Até o momento, as autoridades não se manifestaram sobre a ocorrência. Não foi divulgado se o motociclista e o homem “vestido de pneus” foram identificados ou multados por essa infração. Também não foi possível confirmar a data exata em que o incidente ocorreu, embora as imagens já tenham se espalhado rapidamente pelas redes sociais.
