Na noite da última sexta-feira (31), um detento foi encontrado morto dentro do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Aracruz, no Norte do Espírito Santo. A vítima foi identificada como Valcenir Crosse, de 48 anos, que havia sido transferido para a unidade há apenas três dias, em 28 de outubro.
De acordo com informações apuradas, Valcenir foi encontrado ferido dentro da própria cela. Outros internos relataram que ele teria se machucado sozinho, mas os ferimentos apresentados — especialmente no rosto e nos pés — não eram compatíveis com essa versão.
Vítima chegou a ser socorrida
O detento chegou a receber atendimento médico dentro da unidade prisional, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.
Autuados em flagrante
A Polícia Civil informou que dois detentos, de 19 e 27 anos, foram encaminhados à Delegacia Regional de Aracruz, onde foram autuados por homicídio. Em seguida, eles foram novamente levados ao presídio.
Nota da Sejus
A Secretaria da Justiça (Sejus) esclarece que a superlotação no sistema prisional é uma realidade que afeta todo o país. Mesmo diante desse desafio, o Espírito Santo mantém o controle, a segurança e a vigilância em todas as unidades prisionais do Estado.
O Governo do Estado tem adotado medidas contínuas para o fortalecimento do sistema prisional, com investimentos em tecnologia, ações de inteligência, ampliação de vagas e recomposição dos quadros da Polícia Penal. A Sejus destaca ainda que os caso registrado na unidade prisionail não têm relação com a falta de efetivo.
O corpo de Valcenir Crosse foi removido para o Serviço Médico Legal (SML) de Linhares, onde passou por exame cadavérico. O caso segue sob investigação da Polícia Civil, que ainda apura as circunstâncias e a motivação do crime.
