Um homem de 76 anos foi condenado a 79 anos, 9 meses e 17 dias de prisão por abusar sexualmente de três crianças em Vila Valério, no Noroeste do Espírito Santo. Segundo a Polícia Civil, os crimes ocorreram ao longo dos anos na residência do acusado, que se aproveitava da confiança das famílias das vítimas.
Primeiro caso
O primeiro caso denunciado ocorreu em 2019, envolvendo uma menina de nove anos, que na época relatou que os abusos começaram ainda aos quatro anos. O acusado era companheiro da mãe do padrasto da vítima. Os episódios aconteciam durante almoços de família na casa do suspeito.
A criança compartilhou a situação com colegas de escola e depois com a diretora, o que levou à denúncia formal.
Segundo caso
Em 2024, outra vítima, uma menina de cinco anos e parente da companheira do acusado, revelou ter sofrido abusos em sua própria residência. A mãe da criança percebeu mudanças no comportamento da filha e descobriu os crimes, que ocorreram em mais de uma ocasião.
Terceiro caso
Após a prisão do homem, uma terceira vítima se sentiu segura para relatar os abusos sofridos entre 2008 e 2015, quando tinha entre sete e 14 anos. Ela era neta da mulher que mantinha relacionamento com o suspeito, que ameaçava matar familiares da garota para que ela não contasse os crimes.
Condenação e reforço à denúncia
O delegado Erick Esteves, responsável pelas investigações, destacou a importância da denúncia.
“Essas três vítimas tiveram coragem, foram à Justiça, e fica claro que ela funciona. É doloroso, principalmente quando o abusador é alguém em quem a vítima confia, mas é preciso denunciar, senão esses criminosos continuarão escondidos”.
afirmou em entrevista à TV Gazeta.
O nome do homem não foi divulgado para proteger as vítimas, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad).
