A Corregedoria da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) instaurou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para investigar um suposto descumprimento de normas de segurança por parte de dois policiais penais e um ex-monitor de ressocialização prisional. A apuração está relacionada à fuga de um detento da Casa de Custódia de Vila Velha (CASCUVV), ocorrida em 8 de julho de 2025.
Segundo informações da Sejus, o preso conseguiu deixar a unidade prisional do regime semiaberto sem ser percebido pelos agentes de segurança. O interno foi recapturado no dia 21 de julho, e, como consequência, teve regressão de regime. Atualmente, ele cumpre pena na Penitenciária Estadual de Vila Velha 3, unidade de regime fechado.
Em nota, a Sejus afirmou que, até o momento, não há indícios de corrupção, mas sim de descumprimento de normas internas de segurança. A secretaria destacou ainda que quaisquer punições ou responsabilizações só poderão ocorrer após a conclusão do processo administrativo, quando houver decisão definitiva sobre as condutas apuradas.
Os nomes dos servidores investigados não foram divulgados pela pasta.
Créditos de apuração e reportagem
A presente reportagem foi elaborada com base nas informações apuradas e publicadas originalmente pelo jornal A Gazeta. Todo o conteúdo, incluindo textos e imagens utilizados nesta matéria, tem como fonte o trabalho jornalístico da A Gazeta, ao qual creditamos a apuração dos fatos. Nossa equipe utilizou os dados obtidos por esse veículo como referência principal para a construção desta reportagem.
Agradecemos a toda equipe pelo trabalho jornalístico e pela contribuição à disseminação da informação.
