A tecnologia de reconhecimento facial voltou a mostrar eficácia no combate à criminalidade em Vitória. Um homem de 45 anos, condenado por roubo majorado e ameaça, foi preso na tarde da última terça-feira (28) após ser identificado pelo sistema enquanto estava dentro de um ônibus que circulava pela capital capixaba.
A detecção foi feita pelo Núcleo de Intervenção Rápida (NIR), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), que imediatamente emitiu um alerta para as equipes da Guarda Civil Municipal de Vitória. O coletivo foi interceptado na Avenida Paulino Muller, no bairro Jucutuquara, onde os agentes confirmaram a identidade do passageiro.
“Trata-se de um indivíduo com mandado de prisão em aberto desde junho. Ele foi condenado pelo crime de roubo majorado e por ameaça pela 3ª Vara Criminal de Vitória”.
informou o guarda municipal Roriz.
Após a abordagem, o homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária (DPJ) de Vitória para os procedimentos legais.
Desde o início da parceria entre o NIR e a Guarda Municipal, firmada em julho deste ano, 20 mandados de prisão já foram cumpridos na capital. Segundo o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Amarílio Boni, o uso da tecnologia aliado à integração entre forças é essencial para a eficiência das operações.
“A união entre as forças municipais e estaduais é essencial para fortalecer o combate à criminalidade. O uso do reconhecimento facial e a atuação coordenada das equipes em campo demonstram que a tecnologia e a integração são grandes aliadas da segurança pública”.
afirmou.
A Guarda Municipal reforçou que seguirá empenhada em garantir a tranquilidade da população e em utilizar ferramentas tecnológicas para tornar Vitória uma cidade mais segura.
