Trabalhadores da limpeza urbana da Grande Vitória realizaram uma passeata na tarde desta terça-feira (23) pelas ruas da capital capixaba em protesto por melhorias salariais e pela regulamentação dos direitos da categoria. Garis, margaridas e coletores terceirizados saíram da sede do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Pública e Serviços Similares no Estado do Espírito Santo (Sindilimpe-ES), no bairro Gurigica, e seguiram em direção ao Palácio Anchieta, no Centro de Vitória.
A manifestação faz parte do movimento de paralisação nacional da categoria, iniciado na segunda-feira (22). Os trabalhadores reivindicam a aprovação do piso salarial nacional de R$ 3.036, além do reconhecimento e regulamentação de direitos dos profissionais responsáveis pela limpeza urbana.
Manifestação reúne trabalhadores nas ruas de Vitória
Durante o trajeto, os trabalhadores caminharam pelas vias da capital fazendo reivindicações. Um motorista que passava pelo local registrou imagens da mobilização e publicou nas redes sociais. O vídeo rapidamente chamou atenção ao mostrar o grande grupo de trabalhadores ocupando as ruas durante o protesto.
A categoria tem como objetivo chegar ao Palácio Anchieta para buscar diálogo com o governador em exercício do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, conforme apuração do repórter Felipe Sena, da TV Gazeta. Nossa equipe teve acesso ao vídeo que mostra o momento exato do ocorrido. Confira o vídeo.
Vídeo Instagram ES na Fita:
Sindicato afirma que serviço essencial foi mantido
Segundo Elivelton Ferreira, secretário-geral do sindicato, parte dos trabalhadores continua atuando para garantir serviços considerados essenciais durante a paralisação.
De acordo com o sindicato, cerca de 50% do efetivo foi mantido, principalmente para atender demandas como a coleta em unidades hospitalares.
A paralisação envolve profissionais responsáveis pela coleta de resíduos, varrição e manutenção da limpeza pública em diversas cidades.
Prefeituras orientam moradores a evitar descarte de lixo nas ruas
Com a greve, prefeituras da Grande Vitória emitiram orientações para a população evitar colocar lixo nas ruas durante o período de paralisação.
As administrações municipais de Vitória, Serra, Vila Velha, Fundão e Guarapari pediram que moradores armazenem os resíduos em locais adequados até a normalização do serviço.
Segundo as prefeituras, a coleta será retomada conforme o calendário regular de cada bairro assim que os serviços forem normalizados.
Segundo dia de greve provoca acúmulo de lixo em bairros
Nesta terça-feira (23), segundo dia da paralisação, moradores de diferentes regiões relataram acúmulo de lixo em vias públicas e recipientes de coleta cheios.
Em Vitória, pontos como a Avenida Maruípe, no bairro Santa Cecília, registraram sacolas deixadas em locais inadequados, como áreas de estacionamento.
Alguns moradores afirmaram que estão mantendo os resíduos dentro de casa seguindo a recomendação das prefeituras para evitar o aumento da sujeira nas ruas.
No bairro Tabuazeiro, também em Vitória, moradores relataram dificuldades com o acúmulo de materiais descartados. Na Rua São Camilo, se concentra uma grande quantidade de resíduos acumulados.
Moradores da região afirmaram que o volume de lixo aumentou porque, sem a atuação dos coletores, o recipiente disponível no local não consegue atender à demanda.
Impactos chegam a outras cidades da Grande Vitória
A paralisação também afeta outros municípios. Na Serra, moradores do bairro Laranjeiras, em Jacaraípe, relataram impactos causados pela suspensão parcial dos serviços de limpeza urbana.
A categoria afirma que continuará mobilizada até que as reivindicações sejam analisadas e busca avanços nas negociações envolvendo o piso salarial e os direitos dos trabalhadores.
