Um ônibus que transportava torcedores do Flamengo rumo à Argentina tombou na tarde desta segunda-feira (27), na Rodovia Presidente Dutra, na altura de Barra Mansa (RJ). O veículo, que levava integrantes das torcidas organizadas Urubuzada e Nação 12, seguia com destino a Avellaneda, onde o time carioca enfrentará o Racing nesta quarta-feira (29), pelo jogo de volta da semifinal da Copa Libertadores.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da concessionária CCR Rio-SP, o acidente ocorreu por volta das 15h51, no Km 281 da Dutra, sentido São Paulo. O ônibus perdeu o controle, colidiu com a mureta central e tombou, bloqueando completamente a pista no sentido paulista e interditando parcialmente uma faixa no sentido Rio.
Feridos e atendimento
De acordo com o boletim atualizado da PRF, 46 pessoas ficaram feridas — 32 em estado leve, 10 moderadas e 4 em estado grave. Não houve registro de mortes.

Imagens registradas por câmeras de segurança e por torcedores
Diversas imagens foram divulgadas nas redes sociais e ganharam repercussão nacional. Nos vídeos, é possível ver o momento exato em que o ônibus tomba. Após o acidente, torcedores também registraram várias gravações mostrando as consequências que quase terminou em tragédia. Nossa equipe teve acesso ao vídeo que mostra o momento exato do ocorrido. Confira o vídeo.
Vídeo Instagram ES na Fita:
Equipes em ação
Os feridos foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e encaminhados aos hospitais Santa Casa de Barra Mansa e São João Batista, ambos na região Sul Fluminense.
A CCR Rio-SP informou que equipes de resgate, ambulâncias e viaturas de apoio atuaram no local, e que a pista foi totalmente liberada no início da noite, após o trabalho de destombamento do veículo e limpeza da via.
Pronunciamento do Flamengo
Em nota oficial divulgada às 17h46, o Clube de Regatas do Flamengo informou estar acompanhando de perto a situação e prestando suporte aos torcedores:
“O Flamengo tomou conhecimento do acidente que ocorreu com o ônibus de torcedores que seguiam para Buenos Aires e entrou em contato com o Prefeito de Barra Mansa, Luiz Furlani, que prontamente colocou à disposição o Hospital Municipal e a Santa Casa para atendimento aos acidentados. O clube também acionou o Comando Geral do Corpo de Bombeiros e está em contato direto com a Superintendência da PRF Rio, acompanhando todas as providências no local”.
destacou.
Ônibus substituiu outro veículo com problemas
Segundo relatos de torcedores ao jornal Lance!, o ônibus acidentado havia substituído outro veículo da empresa Rio Sul, que apresentou falhas na roda ainda no início da viagem. O grupo ficou cerca de duas horas parado à beira da estrada, aguardando a troca de transporte. O segundo ônibus, que assumiu o trajeto, foi o que acabou tombando.

Torcidas organizadas se pronunciam
As torcidas organizadas Nação 12 e Urubuzada confirmaram que seus membros estavam entre os passageiros e emitiram comunicados tranquilizando os demais torcedores.
A Nação 12 declarou:
“Infelizmente, o ônibus que levava torcedores da Nação 12 à Argentina sofreu um acidente na tarde de hoje, na Via Dutra, altura de Barra Mansa. Todos os membros da torcida e demais torcedores que estavam presentes no ônibus se encontram bem. Alguns sofreram ferimentos e foram encaminhados à Santa Casa de Barra Mansa, mas ninguém corre risco de vida. Todos os cuidados estão sendo tomados para que sejam atendidos o mais breve possível e também para que possam retornar ao Rio de Janeiro”.
disse.
Já a Urubuzada afirmou:
“Hoje, por volta de 15:00 o ônibus que levava membros da nossa torcida e de uma coirmã sofreu um acidente na altura de Barra Mansa. Informamos que, apesar do sustos, nossos membros se encontram bem e com leves ferimentos, sem risco de vida. O Corpo de Bombeiros já está no local e as vítimas estão sendo encaminhadas a hospitais da região”.
afirmou.
Flamengo encara o Racing pela Libertadores
Mesmo em meio ao susto, o foco dos torcedores segue sendo o confronto decisivo da semifinal da Copa Libertadores da América. O Flamengo enfrenta o Racing na próxima quarta-feira (29), às 21h30 (horário de Brasília), no estádio El Cilindro, em Avellaneda. Cinco ônibus partiram do Rio de Janeiro rumo à Argentina na manhã desta segunda-feira.
Trânsito e perícia
A PRF informou que a perícia técnica está apurando as causas do acidente. A concessionária CCR Rio-SP, responsável pela administração do trecho, registrou 7,6 km de lentidão no sentido São Paulo durante as operações de resgate.
A hipótese inicial é de perda de controle do motorista, que teria tentado desviar de outro veículo, mas o laudo oficial deve ser concluído nos próximos dias.
