Uma operação conjunta das Polícias Civil e Militar do Espírito Santo prendeu 20 suspeitos de integrar a facção criminosa “Tropa do França”, ligada ao Comando Vermelho, na manhã desta quarta-feira (05).
A Operação Fim da Linha foi deflagrada em sete cidades capixabas: Fundão, Serra, Aracruz, João Neiva, Ibiraçu, Vila Velha e Colatina. O grupo é apontado como responsável pelo tráfico de drogas e ações violentas no norte do Estado e na Grande Vitória.
Objetivo da operação
De acordo com as autoridades, a facção tinha base em Fundão, com ramificações na Serra, e atuava principalmente no comércio de entorpecentes.
A terceira fase da operação teve como meta cumprir 35 mandados de busca e apreensão e 27 mandados de prisão. As investigações começaram em abril, quando policiais apreenderam armas e drogas escondidas em uma área de mata.
O delegado Fabrício Dutra, superintendente da Polícia Regional Norte, explicou que a ação atingiu toda a hierarquia do tráfico.
“A operação alcança desde os integrantes que atuavam na função de vapor, responsáveis pela venda a varejo, até escoltas, gerentes, chefes e o líder maior do grupo criminoso”.
afirmou.
Força-tarefa com mais de 90 agentes
Participaram da operação 79 policiais civis e 16 policiais militares, com o apoio das Divisões de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra e de Vila Velha, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), do 5º Batalhão da PMES e do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), vinculado à Casa Militar.
Imagens registradas
Durante a ação, drogas, armas, munições e celulares foram apreendidos. As imagens da operação foram divulgadas nas redes sociais e viralizaram ainda durante o cumprimento dos mandados. Nossa equipe teve acesso ao vídeo que mostra o momento exato do ocorrido. Confira o vídeo.
Vídeo Instagram ES na Fita:
Suspeitos são investigados por ataques a policiais
Segundo o delegado Roberto Fanti, o grupo é suspeito de ordenar assassinatos contra agentes públicos e realizar denúncias falsas em corregedorias.
“Esses indivíduos, através da facção do Rio de Janeiro, determinaram que agentes públicos fossem assassinados e denunciados de maneira fraudulenta na Corregedoria. A resposta está dada com esse trabalho”.
disse o delegado.

Investigações continuam
O delegado Leandro Sperandio, titular da Delegacia de Fundão, afirmou que a operação é resultado de oito meses de investigação com o apoio da Polícia Militar.
“Conseguimos identificar toda a cadeia criminosa da Tropa do França. Vinte já foram presos, restam sete, e a operação só vai encerrar quando todos forem encontrados”.
explicou.
Até o momento, os nomes dos detidos não foram divulgados, pois a ocorrência segue em andamento.
