Em uma operação realizada na tarde desta última segunda-feira (25), a Polícia Militar apreendeu uma grande quantidade de drogas, munições e animais silvestres no bairro Ayrton Senna, em São Mateus. Um homem de 28 anos e uma mulher de 18 foram detidos durante a ação.
A abordagem foi possível graças a informações repassadas pela Divisão de Inteligência da Polícia Penal, que alertava sobre a existência de um ponto de venda e distribuição de entorpecentes na região. A partir dessas informações, os militares intensificaram o patrulhamento e chegaram até um imóvel suspeito.
Tentativa de fuga e material apreendido
Ao se aproximarem da residência, os policiais notaram o portão entreaberto e visualizaram várias gaiolas contendo coleiros sem anilhas — o que já configura crime ambiental. No momento da ação, um homem tentou fugir pelos fundos da casa, mas foi rapidamente contido pela equipe.
Dentro do imóvel, mais aves silvestres foram encontradas. Além disso, os militares localizaram 66 tabletes de maconha — totalizando 43 quilos da droga —, um tablete de cocaína, quatro porções menores da mesma substância, duas balanças de precisão, uma faca usada no fracionamento da droga e 40 munições calibre 9mm, de uso restrito.
Parte dos entorpecentes estava escondida dentro de uma geladeira. Em outro cômodo, a mulher tentou fugir ao perceber a chegada da polícia, mas também foi detida. No quarto onde ela foi localizada, havia mais gaiolas com aves silvestres. A Polícia Militar divulgou imagens e vídeos da apreensão, que mostram em detalhes a grande quantidade de material ilícito retirado de circulação. Nossa equipe teve acesso ao vídeo que mostra o momento exato do ocorrido. Confira o vídeo.
Vídeo Instagram ES na Fita:
Depoimentos contraditórios
Durante o interrogatório, os dois suspeitos apresentaram versões contraditórias. O homem afirmou que não residia no imóvel e que estava apenas de passagem para buscar entorpecentes. Já a mulher disse que mora na casa com o marido — amigo do detido — e que o homem estava morando ali há algumas semanas. Segundo ela, não sabia o que ele guardava no quarto.
Apesar das alegações, os policiais destacaram que o cômodo onde a droga foi encontrada estava aberto e que qualquer pessoa poderia ter acesso ao conteúdo visível.

Encaminhamento e consequências legais
Ambos foram conduzidos para a Delegacia Regional de São Mateus, onde foi autuado por tráfico de drogas, posse ilegal de munições e crime ambiental. Já os 14 pássaros apreendidos foram encaminhados ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável por providenciar os cuidados e encaminhamento adequados às aves silvestres.
