Um indivíduo de 19 anos foi preso pela Guarda Civil Municipal de Vitória após assaltar e agredir violentamente um idoso no Centro de Vitória, na tarde desta última segunda-feira (22). O crime aconteceu próximo ao Viaduto Caramuru, onde a vítima foi abordada pelo suspeito, que teria simulado estar armado para cometer o roubo.
Segundo a Guarda de Vitória, o idoso reagiu à abordagem e entrou em luta corporal com o suspeito. Durante a briga, a vítima foi atingida por socos, chutes e uma pedrada no rosto. O homem chegou a ficar desacordado e precisou ser levado para atendimento médico em estado grave.
O caso causou revolta nas redes sociais após a divulgação de informações sobre a violência usada durante o crime.
Vítima foi agredida durante tentativa de roubo
De acordo com o inspetor Ronaldo, da Guarda Municipal de Vitória, o suspeito se aproximou do idoso enquanto ele caminhava pela calçada e colocou a mão por baixo da camisa, simulando estar armado.
A intenção, segundo a corporação, era intimidar a vítima para conseguir roubar o celular.
No entanto, o idoso não entregou o aparelho e houve uma luta corporal.
“O senhor não cedeu e entrou em luta corporal com o indivíduo, que desferiu vários socos e chutes, assim como uma pedrada no rosto dele, aparentemente usando um paralelepípedo.”
relatou o inspetor.
Ainda segundo Ronaldo, a violência continuou mesmo após a vítima cair no chão.
“Quando a vítima já estava no chão, esse rapaz pisou na região da face dela, quase quebrando o pescoço, porque o corpo estava na região alta da calçada e o pescoço dele no meio-fio.”
explicou.
Após pegar o celular da vítima, o vagabundo fugiu do local.
Suspeito tentou fugir e mudar aparência para despistar agentes
Durante a fuga, ele teria retirado a camisa para tentar dificultar a identificação, mas acabou localizado com auxílio do sistema de videomonitoramento da Guarda de Vitória.
As imagens ajudaram os agentes a acompanhar o trajeto feito pelo suspeito até a região da Vila Rubim, onde ele entrou em uma residência e tentou se esconder. Nossa equipe teve acesso ao vídeo que mostra o momento exato do ocorrido. Confira o vídeo.
Vídeo Instagram ES na Fita:
A casa caiu
Segundo o inspetor Ronaldo, o homem foi encontrado em uma área mais alta do imóvel.
“Quando a gente chegou, ele foi ganhando a parte alta da casa, na área da caixa d’água, próximo às telhas, e não tinha para onde ir mais, então foi capturado.”
afirmou.

Celular foi recuperado e outros envolvidos foram detidos
Durante a ocorrência, a Guarda de Vitória também conseguiu recuperar o aparelho roubado.
Segundo a corporação, o suspeito teria repassado o celular para outras pessoas. Outros três homens apontados como envolvidos na receptação do aparelho também foram detidos.
“Essa pessoa que assaltou foi passando o celular para frente. A princípio, ele disse que era para consumir droga. Um passou para outro, que passou para outro e foi repassando. Possivelmente iam dividir o lucro.”
explicou Ronaldo.
A Guarda informou ainda que os envolvidos possuem registros anteriores por crimes como tráfico de drogas, porte de arma, lesão corporal, furto e outros delitos.
Vítima foi socorrida em estado grave
O idoso foi atendido pelo SAMU após ser encontrado ferido e chegou a ficar desacordado.
Ele foi encaminhado ao Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), antigo São Lucas, em Vitória.
O estado atualizado de saúde da vítima não foi informado.
Entorpecentes são retirados de circulação
Durante a ação, agentes da Guarda Municipal também detiveram um suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas.
Segundo informações, com o suspeito foram apreendidos 13 pinos de cocaína, uma bucha de maconha e R$ 212 em dinheiro.

Foragido do sistema prisional também foi localizado
Durante as buscas relacionadas ao caso, equipes da Guarda Municipal também localizaram um homem que estava foragido do sistema penitenciário do Espírito Santo.
Segundo a corporação, ele estava na região da Vila Rubim, onde os agentes encontraram suspeitos ligados ao roubo e um homem com drogas.
Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito tentou fugir, mas foi alcançado.
Após consulta, foi constatado que ele deveria estar recolhido à Penitenciária Agrícola do Espírito Santo, de onde teria fugido no dia 18 de junho de 2026.
A Guarda informou que ele possui antecedentes por crimes como furto, roubo, receptação, tráfico de drogas, vias de fato, lesão corporal e violência doméstica.
Cinco pessoas foram encaminhadas para delegacia
Ao todo, cinco pessoas foram conduzidas para a Delegacia Regional de Vitória.
O inspetor Ronaldo destacou que a ação rápida foi possível devido ao trabalho integrado entre agentes nas ruas e o sistema de monitoramento.
“Com a ajuda da Central de Monitoramento, conseguimos dar uma resposta rápida à vítima, recuperar o aparelho roubado e encaminhar os suspeitos à delegacia. É uma atuação que reforça a importância da tecnologia aliada à presença da Guarda de Vitória nas ruas.”
afirmou.
Os detidos permanecem à disposição da Justiça.
